• Francys de Thommazo

BENEFÍCIOS DA GRATIDÃO!



A gratidão é um sentimento poderoso e transformador, nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela junto com a generosidade é um dos intensificadores da felicidade.


Quando permitimos sentir a gratidão, acontece uma imensa transformação no cérebro. As pessoas que têm este hábito são mais felizes, o que impacta de forma positiva na saúde física e emocional.


Já está comprovado que exercícios de gratidão diminuem stress; aumentam a imunidade; a autoestima; a sensação de satisfação com a vida; melhoram o sono e pode ser um fator protetivo contra a depressão e ansiedade.


Como praticar a gratidão ?


1# Comece por cuidar de você e mantenha um caderno (diário) da gratidão. Escolha um horário da semana para agradecer. Quando as pessoas agradecem, as situações fluem de maneira melhor.


2# Busque ressignificar as dificuldades do dia a dia. Treine diariamente!


3# Separe um tempo para o exercício “A visita da gratidão”. É um exercício de visualização, no qual o objetivo é pensar em alguém que fez ou disse algo que mudou sua vida para melhor. Essa lembrança agradável pode trazer um acontecimento positivo na sua vida.


4# Escreva uma carta de agradecimento a alguém expressando sua satisfação e apreciação da importância que ela tem na sua vida.


5# Agradeça mentalmente alguém que fez algo bom para você.


6# Estabeleça um diário de CONTENTAMENTO. Liste atividades que você tiver realizado – mesmo que pequenas. É um excelente exercício contra autocrítica.


Que tal praticar???



“O homem sábio é aquele que não se entristece pelas coisas que não possui,

mas rejubila com as que já tem.”

- Epíteto -


@francysdethommazopsicologa_

Francys De Thommazo

Psicóloga Clínica

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Hipnoterapia

Atendimento para adultos, adolescentes e crianças

Atendimento on-line e presencial em São Paulo, Guarujá e Santos

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo